segunda-feira, 27 de abril de 2009

Eric Burdon & War

ERIC BURDON & WAR
(publicado na Revista Poeira Zine)
por Rodrigo Lee*
rodrigo_lee@hotmail.com

O War foi uma banda de Long Beach (California) conhecida pelos hit’s songs “Spill The Wine”, "Low Rider" e "Why Can't We Be Friends?”.Formed in 1969, War was a musical crossover band which fused elements of rock , funk , jazz , Latin music , R&B , and reggae .
Formada em 1969 das cinzas da banda Night Shift, o War contava com: Howard E. Scott(1946-): violão e voz; Harold Brown(1946-): bateria e voz; Lonnie Jordania(1948-): teclados e voz; Charles Miller(1939-1980): saxofone e vocais; Papa Dee Allen(1931-1988): percussão; Lee Oskar(1948-): gaita e vocais e o ex-vocal do The Animals, Eric Burdon(1941-) que levou consigo BB Dickerson(1949-): baixo. O War tinha como característica a fusão de elementos de rock, funk, música latina, R & B, reggae e jazz.The band also transcended racial and cultural barriers with a multi- ethnic line-up. A banda também superou barreiras culturais e raciais ao adotar um line-up multi-étnico.The band has sold over 50 million records to date. Até os dias atuais eles já venderam mais de 50 milhões de discos, entre LP`s e CD’s. Although War's lyrics are often socio-political in nature, their music usually had a laid-back, California funk vibe. Ao contrário do nome, o War sempre primou por letras de natureza sócio-política deixando bem claro a sua opinião sobre: racismo, fome, gangues, crimes e guerras, promovendo sempre a esperança e o espírito de fraternidade.
Atuando com o nome de Eric Burdon & War, eles fizeram uma longa turnê por todo o sul da Califórnia e entraram em estúdio no inicio de 1970 para a gravação de seu primeiro álbum, já suficientemente ensaiados e entrosados. O disco ‘Eric Burdon Declares War’ foi sucesso imediato com a música “Spill The Wine” tocando nas rádios, o que os levou a excursionar agora por todo os Estados Unidos e Europa, onde receberam extensivos elogios de toda a imprensa musical inglesa, que os elegeu como uma das melhores bandas do mundo naquele momento. Ou seja, seus shows eram cada vez mais concorridos e a gravação de um novo disco se fez urgente. ‘The Black Man’s Burdon’(1970) repetiu o êxito de seu predecessor, mas o clima interno já não era dos melhores. Burdon já não se entendia tão bem com seus colegas e muito disso se dava pela longa convivência nas cansativas turnês. No ano seguinte os membros remanescentes já tinham material inédito prá um próximo LP. Usando apenas o nome War, o disco homônimo era extremamente aguardado por fãs e toda a imprensa especializada. Não alcançou o que todos esperavam e em seguida soltaram no mercado mais um álbum, ‘All Day Music’ que contava com um sucesso instantâneo: “Slippin Into Darkness”, música que os projetou agora a um publico que não os conhecia e ajudou a manter os antigos admiradores. Em 1972 saiu ‘The World is a Ghuetto’ e a levada funk se fez mais presente, os levando a cativar o publico hispânico que passou a acompanhá-los cada vez mais de perto. O hit “Cisco Kid” alcançou o numero um da Bilboard além de receberem o título de álbum do ano. No ano de 1973 venderam quase dois milhões de cópias com ‘Deliver The Word’ que continha os hits “Gypsy Man” e “Me and Baby Brother” que alcançaram respectivamente aos números 8 e 15 da Bilboard. Graças à pressão da gravadora e dos próprios fãs a banda concorda com o lançamento em 1974 de um disco ao vivo com o simples nome ‘War Live’.
Era 1975 quando chegou às lojas ‘Why Can’t We Be Friends?’, inclundo dois hinos certeiros e eternos: “Low Rider” e a faixa-título. A turnê desse ano foi a mais rentável de todas. A essa altura estavam mais do que consolidados como uns dos maiores nomes do funk-rock, o que os fez achar no direito de tirarem umas férias e permitirem que a gravadora faturasse mais um pouco em suas costas com o já esperado Greatest Hits(1976) que vinha com uma música inédita de sucesso imediato, “Summer”. No mesmo ano saiu um disco de sobras de estúdio ainda da fase com Eric Burdon, ‘Love Is All Around’.
Com o passar dos anos o War foi caindo de produção devido a lançamentos medianos como Galaxy(1977), Younblood(1978), The Music Band I & II(1979) e Outlaw(1982) e, à debandada dos membros originais restando apenas Lonnie Jordania, que segurou o leme durante um tempo. Muitas compilações nas duas últimas décadas mantiveram o nome do War na boca e ouvidos de fãs antigos e novos. Em 2008 foi anunciada uma reunião de Eric Burdon & War para um show em Londres, o que não se concretizou. É possível que ainda esse ano eles se reúnam e sejam indicados ao Rock n’Roll Hall of Fame. Aguardemos.

*Rodrigo Lee é músico e admirador de todas as vertentes do Rock n’Roll