quarta-feira, 22 de outubro de 2008

50 anos de Madonna, Prince e Michael Jackson

MADONNA, MICHAEL JACKSON E PRINCE CHEGAM AOS 50
por Rodrigo Lee*
rodrigo_lee@hotmail.com

Recentemente os chamados reis do pop mundial completaram 50 anos de idade. Prince, Michael Jackson e Madonna reinaram durante muito tempo e com raras exceções, poucos artistas tomaram o cetro das mãos dos três. As raras e momentâneas exceções no caso talvez sejam Bruce Springsteen, Whitney Houston, Phil Collins, Bon Jovi, Guns n`Roses e U2. Citar Elton John não é exatamente fazer justiça, pois o cara entre altos e baixos reina incólume quase como hours-concours.
Bom, vamos aos homenageados:
-Prince é, na minha opinião, o artista mais completo do mundo. Provavelmente não se destaque individualmente em uma de suas múltiplas funções. Mas a questão é que dentre essas funções estão cantor, guitarrista, pianista, baterista, compositor, produtor, arranjador e... ator. Sua carreira, iniciada no fim da década de 70, não teve exatamente uma linearidade nem constância, mas nos anos 80 gravou pérolas como `Purple Rain`(84) e `Sign O` the Times`(87) e bateu de frente com Madonna e Jackson prá depois se perder pelo caminho, incluindo aí deixar de usar o próprio nome nas capas de discos, o trocando por um símbolo indecifrável. Atualmente ensaiou uma volta às raízes, sem muito êxito.
-Michael Jackson é atualmente uma incógnita. O mundo inconscientemente espera um revival da trilogia `Off The Wall/Thriller/Bad`. Até que (ele) prove o contrário isso nunca irá acontecer tamanha a genialidade que foi desprendida para tais obras, principalmente em `Thriller`, o disco mais vendido em todos os tempos e que até os dias atuais vende muito. Michael Jackson veio de uma família de cantores com os quais fez parte do grupo Jackson 5, posteriormente transformado em The Jacksons. Estreou como cantor solo em 1972 quando ainda era uma criança. Aos poucos foi crescendo até gravar `Off The Wall`(79), o primeiro da citada trilogia. Se arrastou como “rei” até o meio dos anos 90 quando se perdeu e transformou sua imagem e vida particular em um freak show compartilhado pelo mundo todo.
-Madonna, essa sim mantém a coroa e incontestavelmente é a maior figura pop feminina de todos os tempos. Quando surgiu em 1982, a cantora e dançarina era só mais uma promessa, assim como foram Paula Abdul, Sandra, Martika e Lisa Stansfield. Madonna passou pelos 15 minutos de fama como um furacão e lá se foram 26 anos no topo, sendo “apenas” ameaçada por Tina Turner, Whitney Houston, Mariah Carey, Cher, e recentemente por Britney Spears. Elas apareceram, se destacaram por um tempo e... sumiram. Madonna continua por aí, ainda que seja causando polemicas por sua aproximação e flerte com ritmos atuais como o house ou vintage como a discotheque. Polêmicos também são seus vídeo-clips e shows sempre com citações a assuntos melindrosos que vão desde a igreja católica a homossexualismo. Atualizada com tudo o que acontece no meio artístico atuou ainda como atriz em filmes que alcançaram polpudas bilheterias como `Dick Tracy` e `Evita`.

Cd`s recomendados:
Prince: 1999 (1982), Purple Rain (1984)
Michael Jackson: Off The Wall (1979) e Thriller (1982)
Madonna: Like a Virgin (1984), True Blue (1986) e Like a Prayer (1989)

*Rodrigo Lee é músico e admirador dos três artistas citados.

Nenhum comentário: