sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

BREVE INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO ROCK N' ROLL

(publicado no jornal O Grillo)

A intenção aqui é a cada mês poder falar um pouco sobre a música feita no mundo, sobretudo nos USA e Europa e que com o passar dos anos se expandiu para o restante do planeta, gerando posteriormente o que se habituou chamar de World Music. Mas a esse estilo chegaremos daqui a alguns meses depois de dissecarmos um outro estilo musical que sempre gerou muitas discussões ligadas ao comportamento humano. A isso se dá o nome de ‘rock n’roll’. Ah!, o polêmico e anárquico rock n’roll!!!
Esse jovem senhor de pouco mais de 50 anos sempre arrebatou milhares de pessoas que estavam a fim de extravasar sentimentos que muitas vezes eram tolhidos por tradições familiares e decoros excessivos.
No inicio da década de 50 a América se recuperava do período pós-guerra e o poder aquisitivo da população dava um sinal de melhoria surgindo uma geração ligada ao consumo não exatamente de primeira necessidade. As pessoas se ligavam na música de artistas românticos como Dean Martin e grandes orquestras como a de Glenn Miller. Porem, os filhos dessa geração necessitavam de algo para se rebelar, revoltar ou simplesmente ir contra a maré. Não que isso fosse necessário, mas, entraríamos em uma questão sócio-comportamental com a qual já nos habituamos, que é o fato de os filhos quererem ir à direção contrária de costumes dos pais...
Bom, já desde o inicio o rock n’roll foi um ritmo contagiante que traduzia frenesi, excitação e liberdade. E com o passar do tempo não envelheceu. Pelo contrario, se renovou, modernizou, seguiu e criou tendências na moda e nos costumes das pessoas.
Quando começou nos Estados Unidos com Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Carl Perkins, Bo Diddley e Elvis Presley, o rock sofreu influencias diretas do rhytm’n’blues e country-music. E ainda agregou outras como o folk, o jazz, o gospel e o pop tradicional.
O rock n’roll já nasceu polêmico, pois uma das características muito fortes no comportamento do americano era o racismo; e o estilo musical que acabara de surgir parecia ter o poder de unir os negros e os brancos em um mesmo ambiente!
É, isso é só começo de uma looonga história.
*Rodrigo Lee é musico e admirador de rock n’roll e suas vertentes.

Nenhum comentário: