quinta-feira, 26 de março de 2009

RAÍZES DO ROCK N'ROLL

RAÍZES DO ROCK N’ROLL
(publicado no jornal O Grillo)
*por Rodrigo Lee
rodrigo_lee@hotmail.com

No mês passado tive a grande satisfação de estrear como colunista do informativo ‘O Grillo’ com um texto que nomeei de ‘Breve introdução à história do Rock n’Roll’. Nos próximos meses falarei um pouco mais sobre suas raízes, costumes, influências e principalmente dos nomes mais significativos desse estilo musical tão amplo e que com o passar das décadas foi gerando inúmeras vertentes. E o mesmo estilo que gerou posteriormente tais vertentes é resultado da combinação de outros vários estilos musicais como o Blues, Country, Ragtime, Rhythm & Blues, Jazz, Folk e Gospel.
Vamos conhecer a partir desse mês os avós e pais do Rock n’Roll.
Como se sabe, os EUA fizeram bom e mau uso da escravatura até 1865, importando negros da África, geralmente do sul do continente. E já que eram arrancados de sua terra natal, pelo menos, durante um tempo, procuravam manter os próprios costumes entre eles como: sua arte, crenças religiosas e dialetos africanos. Devido ao trabalho forçado em plantações de algodão e arroz em condições climáticas pouco ou nada favoráveis, os negros passaram a usar a música como válvula de escape criando o que passou a se chamar de work-songs, os cantos de trabalho compostos de curtas frases musicais onde se misturavam as línguas africana e inglesa. Um trabalhador, o caller, puxava o coro que era respondido pelo restante da plantação. A isso se deu o nome de call-and-response. Daí a origem do Gospel (corruptela de Godspell, palavra de Deus) difundido nas igrejas protestantes metodista, presbiteriana e principalmente na batista que era composta, se não em sua totalidade, mas na maioria, por negros.
Antes da atual deturpada ‘glamourizaçao’ do Gospel, o mundo conviveu com grandes nomes que ajudaram a difundir suas raízes e originalidade. A diva Mahalia Jackson(1911/1972) em meados do século passado foi uma das maiores vozes ao lado de Ray Charles(1930/2004) que adaptou décadas depois vários clássicos spirituals para o meio secular, se tornando assim, o criador e maior nome da soul-music. Merecem ainda uma honrosa e justa citação o hoje em dia Reverendo Al Green(1946), que em dada época conturbada de sua vida se converteu ao protestantismo e passou a gravar apenas discos em louvor a Deus e, o rei Elvis Presley(1935/1977) que também em alguns momentos reflexivos ousou se aproximar do estilo e registrar em disco gravações que durante anos ficaram meio no limbo e recentemente foram redescobertas.

*Rodrigo Lee é musico e admirador de rock n’roll e suas vertentes

Nenhum comentário: