segunda-feira, 21 de setembro de 2009

RAÍZES DO ROCK N' ROLL - parte 5 (FOLK e SKIFFLE)


por Rodrigo Lee
rodrigo_lee@hotmail.com

Esse mês conheceremos mais alguns estilos musicais que deram origem ou influenciaram o eterno Rock n’Roll. São eles, o Skiffle e o Folk .
O Skiffle nunca teve seu valor reconhecido historicamente, mas se originou por um motivo que aflige uma boa parte de músicos no mundo até os dias atuais: a falta de verba para compra de instrumentos. O estilo foi criado nos anos 20 por jazzistas urbanos menos abonados que usavam tábuas de lavar roupa, garrafões e outros utensílios domésticos como contra-baixo e instrumentos de percussão. O maior nome do skiffle vem dos anos 50, Lonnie Donegan (1931/1979), que foi reconhecido ainda pelos músicos da famosa ‘british-invasion’ dos 60’s. Uma década depois os punkers americanos e ingleses tomariam como exemplo esses mesmos músicos do skiffle para justificar seu lema ‘do it yourself’. Mas isso é uma história prá daqui alguns meses.
O Folk é praticado desde o século XIX e é conhecido numa tradução pouco aproximada como ‘música do povo’, devido à sua ligação ao folclore de cada país, principalmente dos Estados Unidos. O nome mais conhecido e embrionário é o de Stephen Foster (1826/1864), autor de entre outras, ‘Old Kentucky Home’ e ‘Oh Susanna’. Essa última, regravada por muito artistas ao longo tempo e tendo na versão dos Byrds seu momento mais brilhante. Outros nomes de substancial relevância são os de Woody Guthrie (1912/1967), Pete Seeger (1919/1969) e o de Leadbelly (1889/1949), que fazia um amálgama de folk com blues.
A chamada música folclórica sempre teve uma ligação muito forte com as tradicionais cantigas infantis e é claro que como um dos avós do rock, o folk não deixaria de ser também um pouco moleque e brincalhão. Com isso alguns compositores fizeram essa mescla descontraída e criaram grandes sucessos como ‘Walking The Dog’ de Rufus Thomas, regravada por Rolling Stones e ‘Ain’t That Just Like Me’ dos Coasters, regravada pelos Hollies e Searchers. Um pouco mais adiante o tema dos Três Patetas, ‘Three Blind Mice’ influenciou John Lennon em sua carreira solo. Aos poucos o folk foi se tornando mais alegre e acabou originando o bubblegum, outro subgênero do rock.
Na virada para os anos 60 o folk já tinha o mérito de unir todas as classes sociais. E isso se deu graças a grandes nomes como The Mammas & The Pappas, Peter Paul & Mary e principalmente Bob Dylan que até o século atual vem ditando regras na música mundial.

*Rodrigo Lee é músico e admirador de Rock n’Roll e suas vertentes.

Nenhum comentário: