domingo, 8 de novembro de 2009

RAÍZES DO ROCK N' ROLL - parte 7 (R&B e UK MUSIC)


(publicado no Jornal O Grillo - Unimed) por Rodrigo Lee*
rodrigo_lee@hotmail.com

Esse mês falarei de dois estilos musicais pré Rock n’ Roll, separados pelo Oceano Atlantico: o Rhythm & Blues e a pouco ou quase nada divulgada, porém muito importante e relevante, UK Music.
R&B nada mais é do que a abreviação de Rhythm & Blues, estilo proveniente do Blues com a marcação do ritmo mais acentuada tornando-o mais vibrante e dançante. O R&B se firmou no final dos anos 30 como um ritmo urbano com o impulso das big bands de Duke Ellington e Count Basie. No entanto foi em 1949 que tal ritmo foi nomeado como tal pelo critico e produtor musical Jerry Wexler. Alguns dos maiores nomes do Rhythm & Blues são: Louis Jordan (1908/1975), Elmore James (1918/1963), Willie Dixon (1915/1992), Howlin’ Wolf (1910/1976), Muddy Waters (1915/1983) e Big Joe Turner (1911/1985). E foi exatamente ouvindo Joe Turner que o famoso DJ Alan Freed se empolgou e resolveu rebatizar o R&B. O nome dado por Freed foi... Rock n’ Roll. Muito se fala sobre a não importância musical de um DJ, porém possivelmente se Alan Freed não tivesse se movimentado e trazido o futuro Rock n’ Roll para as grandes massas, hoje em dia esse estilo estivesse limitado a pequenos e restritos guetos. Aos poucos o Rock n’ Roll trilhou seu próprio caminho dando espaço para que o Rhythm & Blues continuasse o seu.
Possivelmente os britânicos tenham tomado (e mantido) o reinado do Rock n’ Roll das mãos dos americanos lá pelos anos 60 quando da Britsh Invasion. No entanto sua habilidade e criatividade musical é conhecida desde o inicio do século passado. É que fragilizada pelas duas guerras mundiais e com a auto-estima em baixa, os ingleses perderam “espaço-artístico-cultural” para os EUA. Poucos são os nomes de destaque mundial dessa época: George Formby (1904/1961), Gracie Fields (1898/1979) e Vera Lynn (1917/...).
A Irlanda também tem seu papel na história do pré-Rock n’ Roll. Seus artistas mais ilustres e venerados com todo aquele fanatismo já conhecido dos irlandeses são: os compositores Harry Lauder (1870/1950) e Victor Herbert (1859/1924), que se mudou para os Estados Unidos onde se projetou com os grandes hits: ‘Ah! Sweet Mistery of Life’, ‘A Kiss in The Dark’ e ‘Indian Summer’. É creditada também a Herbert a autoria de ‘Babes in Toyland’, uma opereta que virou filme do Gordo & Magro.
Até o mês que vem. Long Live Rock n’ Roll!

*Rodrigo Lee é músico e admirador de Rock n’Roll e suas vertentes.

Um comentário:

Fanzine Episódio Cultural disse...

Cara, eu sou louco por Blues e Rock and Roll. Mas também curto e muito estilos como a Soul Music, o antigo Gospel e o Pp Rock dos anos 70.