quarta-feira, 3 de março de 2010

RAÍZES DO ROCK N' ROLL - parte 9 (AMÉRICA LATINA)


(Publicado no Jornal O Grillo - Unimed) por Rodrigo Lee*
rodrigo_lee@hotmail.com


Chamados pejorativamente de ‘música de quarto mundo’ o Calipso, o Beguine, a Salsa e o Tango são dos estilos musicais mais relevantes de todos os tempos e muito importantes na história do Rock n’ Roll .
O Calipso existe há mais de 100 anos e surgiu na ilha de Trinidad com a mescla de ritmos africanos, venezuelanos e ainda alguma influencia de música inglesa e francesa. Em meados de 1900 o dialeto local deu espaço para o inglês e assim surgiram alguns nomes como Lord Kitchener (1921/2007) e Harry Belafonte (1927/...-foto), americano que morou um tempo na Jamaica e assimilou sua sonoridade. Belafonte atua até hoje como músico, arranjador e produtor, e é referencia mundial em ritmos latinos difundidos nos USA.
O Beguine surgiu na Martinica no inicio do século passado e também foi disseminado pelos Estados Unidos e Europa. A música-simbolo do estilo é a quase homônima ‘Begin The Beguine’ de Cole Porter, gravada ao longo dos tempos por inúmeros artistas.
Dentre os ritmos de Cuba, a Salsa é o que mais influenciou o Rock n’Roll. O seu grande expoente é a cantora Célia Cruz (1925/2003). Algumas músicas são famosas pela mistura com o ritmo cubano: ‘Mambo Rock’ de Bill Haley, ‘Tequila’ dos Champs, ‘And I Love Her’ dos Beatles, além de várias composições do guitarrista mexicano Carlos Santana.
Apesar dos rumores de que os uruguaios tenham sido os criadores do vigoroso tango, surgido no final do século XIX e executado nos prostíbulos de Montevidéu, são os nossos hermanos argentinos os responsáveis por difundir o estilo que correu o mundo, contagiando o americano Chubby Checker, que lançou o tango-twist com a música ‘It Takes Two To Tango’. Frank Zappa também ‘brincou’ com a música argentina em duas de suas composições: ‘Be-Bop Tango’ e ‘The Sheik Yerbouti Tango’.
Do Brasil para o mundo saíram dois ritmos: o baião e o samba. Nas décadas de 40 a 60 era comum perceber pequenas influencias brasileiras em algumas musicas de Chuck Berry, e também em alguns momentos do rock inglês. Em seguida veio a Bossa Nova. Mas, isso é um assunto prá outra hora. Até o mês que vem. Long Live Rock n’ Roll!
*Rodrigo Lee é músico e admirador de Rock n’Roll e suas vertentes.

Nenhum comentário: